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Formação Integral para Jovens

Uma Proposta de Ação para o Ministério Jovem
A Formação integral de jovens é uma realidade. A CNBB através do Documento n° 85 sobre a evangelização da juventude propõe que os jovens católicos sejam iniciados num processo de formação que contemple sua juventude como um todo. A Formação Integral de Jovens visa atender essa exigência da Igreja do Brasil também lembrada no Documento de Aparecida destacando­-a como um eficaz instrumento na constituição de Discípulos e Missionários de Jesus Cristo na América Latina.
A Formação Integral envolve a pessoa como um todo, superando fragmentalismos aos quais somos sujeitos no cotidiano, ajudando o jovem a discernir as suas ações para que toda sua vida seja marcada por valores, atitudes e por ações que provoquem mudanças voltadas para o bem de todos, de todas as pessoas da comunidade e de tudo que integra nosso universo.
1. DIMENSÃO PSICOAFETIVA Processo de Personificação:

Quem sou eu? É o esforço de tornar-se pessoa: descobrir­-se, possuir­-se, aceitar­-se, integrar­-se,trabalha-r­se. É a nossa relação conosco mesmo. Sem a capacidade de autoconhecimento e autocrítica, somos incapazes de analisar as situações com objetividade, de administrar os conflitos, e de se relacionar com os outros de maneira equilibrada. Sem esta dimensão, torna­-se difícil a interiorização, o silêncio interior, o encontro com Deus na oração e a verdadeira conversão.
Nesta dimensão o Ministério Jovem poderá realização dentro dos Grupos de Oração Seminários de Formação Humana para Jovens com temas que venham a contribuir na construção de um projeto pessoal de vida. Disse o Papa Bento XVI em seu discurso inaugural da V Conferência Geral do Episcopado Latino­-Americano: os jovens não temem uma vida de sacrifício, mas, sim, uma vida sem sentido, neste sentido, a formação promovida pelo MJ deve estabelecer uma ligação entre o empenho pessoal de conversão de valores e vida cristã rumo a descoberta de um propósito de vida.
2. DIMENSÃO PSICOSSOCIAL Processo de Integração:

Quem é o outro? É a capacidade de descobrirmos e de nos relacionarmos com o outro, gerando afeição e cooperação, confronto de ideias e dons, acolhida e convivência, valorização do diferente. Essa relações acontecem, por exemplo, nas amizades, no namoro, nos grupos, na vida da comunidade, na família.
Nesta dimensão o Seminário de Formação Humana para Jovens poderá tem como suporte o Módulo de Formação Humana da Escola Paulo Apostolo "Relacionamento Com os Outros" com ênfase em elementos da realidade juvenil como: namoro,amizades,afetividade e sexualidade.
Há no Brasil 02(dois) significativos projetos que enriqueceriam esta proposta: O Seminário de Afetividade e Sexualidade - SAS, promovido pelo Minsitério Jovem da RCC de Goiás; e o Projeto Dois Corações, do Ministério Jovem do Paraná.
3. DIMENSÃO MÍSTICA Processo Teológico ­ Espiritual
Quem é Deus e qual é seu projeto? O que é na verdade o Seu Plano de Salvação? O que significa isto em minha vida? Este processo desenvolve a vivência da fé, a busca do sentido de vida, o envolvimento eclesial. É a nossa relação com Deus, com seu plano, com sua vontade. O ser humano foi feito para um horizonte mais amplo do que o bem­ estar material e imediato. O teológico e o espiritual não só caminham juntos, mas se complementam. A dimensão teológica é cultivada no estudo da, na catequese e no aprofundamento dos dados básicos da fé. Desse aprofundamento fazem parte a iniciação à leitura da palavra de Deus, o conhecimento de Jesus Cristo e da Igreja. A espiritualidade mariana também encontra aqui o seu espaço. A dimensão espiritual corresponde ainda à experiência de Deus através da oração, das celebrações e da religiosidade popular.
É nesta dimensão que o Ministério Jovem poderá aprofundar o sentido de evangelização dos jovens promovendo em parceria com os Grupos de Oração retiros e seminários de Avivamento para jovens aplicando Experiências de Oração e o Seminário de Vida no Espírito Santo com linguagem das pregações e metodologias para a juventude, apresentando o Batismo no Espirito Santo e a cultura de Pentecostes na realidade juvenil. Contudo, passando pelo avivamento é necessário aprofundar esta vivência carismática dedicando-se ao seu aprofundamento com Seminários sobre o Batismo no Espírito Santo para/com jovens a fim de aprofundar sua atuação na vida do jovem e sua caminhada na RCC. Neste ponto ainda é importante que a evangelização do Ministério Jovem desenvolva a moção "Sentinela da Manhã: Jovens Apo[tolos da efusão do Espírito Santo ". Baseado nos ensinos de João Paulo II (JMJ 2002) e de recentes pronunciamentos de Bento XVI (JMJ 2008) é necessário aprofundar e resgatar no seio da juventude seu chamado a ser profetas neste novo milênio com a força de testemunho e promoção que emana da vida no Espírito.
Outrossim, um outro foco necessário é proposta de ênfase à Palavra de Deus promovendo com juventude a Lectio Divina Jovem (cf. Aparecida,n°. 446c) a fim de gerar na juventude carismática uma maior intimidade com a Sagrada Escritura.
4. DIMENSÃO SOCIO-POLITICA­-ECOLÓGICA Processo de participação conscientização:

Qual a minha relação com a sociedade ao meu redor? É a busca em descobrir o mundo e tornar-se sujeito da história. É a nossa relação com a sociedade e a nossa responsabilidade política para torná­-la cada vez mais humana. Essa dimensão nos abre aos problemas sociais em nível nacional e internacional: problemas de moradia, saúde, alimentação,direitos humanos, violência, guerra, ecologia, bioética. Há necessidade de conectar a fé com a vida, a fé com a política.
Neste contexto, o Ministério Jovem poderá contribuir na formação de jovens com a promoção de encontro, debates, conferências que discutam nossa sociedade e proponham uma mudança nos valores do Evangelho. O diálogo com outras expressões da Igreja que possuem um longo histórico neste serviço de evangelização ( Setor Juventude, Pastorais Sociais, Pastoral da Juventude, CEB's, etc.) será importante. Bem como, de serviços da propria RCC que empenham-se neste aspecto (Ministério Universidades Renovadas, Ministério de Promoção Humana e Ministério de Fé e Política).
5. DIMENSÃO DE CAPACITAÇÃO Processo Metodológico:

Como agir? Como organizar as estruturas de coordenação que facilitam o acompanhamento sistemático, a comunicação, o aprofundamento e a continuidade?Como conscentizar­me que sou um líder? Como coordenar uma reunião de grupo? Como planejar e avaliar a ação evangelizadora? Significa todo empenho necessário para realmente ser eficaz na vida, na Igreja, na sociedade. É aprender a planejar, executar, interferir, avaliar. É a nossa relação com a ação.
Nesta dimensão Ministério Jovem deve atentar para a formação dos líderes jovens e de coordenadores do ministério nos Grupos de Oração e suas equipes. O já citado documento dos bispos do Brasil referente a ação evangelizadora junto a juventude nos alerta que a liderança deve ser um outro foco de atenção. A formação de lideres jovens e assessorias para a juventude possibilita o sólido direcionamento no processo de formação integral dos grupos. Quando o ministério propõem se propoem a isto visa atender esta que é uma realidade na RCC: a formação da liderança que atua diretamente no MJ e aos jovens que exercem em seu Grupo de Oração uma atuação de destaque.
A juventude necessita de uma referência, líderes e, muitas vezes, falta-lhe isto no Grupo de Oração ( principalmente nos grupos mistos) para se levar em frente os projetos do ministério. Em muitos lugares contatamos que a falta uma liderança jovem que esteja disposta a ser referencia a esta juventude. Além desta perspectiva, a formação de líderes para a coordenação do Ministério Jovem nos G.O's é de vital importância para que o direcionamento das propostas do Ministério Nacional, Estadual e Diocesana se concretizem neles.
Destaca-se como ponto de partida para a formação da liderança jovem dois pontos fundamentais:
·         A missão do Ministério Jovem: seus projetos, sua atuação,etc;
·         O conhecimento da proposta da Igreja para a evangelização da juventude: documentos, planos, Setor Juventude, direcionamentos,etc;